Página Inicial > geral > Gradle: bom de build

Gradle: bom de build

Já ha algum tempo que uso o Maven como ferramenta de build, mas preciso confessar que sempre tive meus contra-tempos com ele. No último projeto resolvi experimentar novamente o Ant integrado ao Ivy e o resultado foi que acabei com os problemas de dependencias mas ainda permaneceu o inconveniente de trabalhar com um xml e ter que definir todos por menores.
Resolvi então experimentar o Gradle, uma ferramenta de build baseada em Groovy que traz inúmeras vantagens em relação às anteriores citadas.
É possível personalizar toda a estrutura do projeto e também se beneficiar de tasks e comportamentos padronizados.
O fato de ser em groovy permite que seus scripts sejam escritos com muita flexibilidade lançando mão dos recursos de um build associados uma poderosa linguagem.

Instalando

Baixe e descompacte a ultima versão do Gradle em um diretório e em seguida crie em seu ambiente a variável GRADLE_HOME e aponte para a essa pasta. Modifique a variável PATH adicionando $GRADLE_HOME/bin à ela.

Após isso você poderá digitar gradle -version para se certificar que tudo está ok.

Um script

Crie uma nova pasta e dentro dela seu script com o nome de build.gradle

task tarefa1 << {
	println "essa é a tarefa 1"
}

Salve-o e execute ainda nessa pasta: gradle tarefa1
O resultado será parecido com

gradle tarefa1
:tarefa1
essa é a tarefa 1

BUILD SUCCESSFUL

Total time: 2.741 secs

Ao digitar gradle tasks você verá a task “tarefa1” além de outras.
Podemos também definir a task padrão assim:

defaultTasks "tarefa1"

task tarefa1 << {
	println "essa é a tarefa 1"
}

Agora já é possível executar o script apenas com gradle

Algo prático

Você poderá utilizar o Gradle para automatizar várias tarefas, mas compilar e integrar códigos serão as mais rotineiras. Vamos criar uma pasta src/main/java e nela salve o arquivo Project1.java

public class Project1{

	public static void main(String[] args){
		System.out.println("Wello World!");
	}
} 

Altere seu script para:

apply plugin:'java'
apply plugin:'application'


mainClassName = "Project1"

Por fim execute o script gradle run para que sua classe seja executada.

Categories: geral Tags:
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. Nenhum trackback ainda.